Quanto vou pagar de impostos?

Talvez a principal pergunta de quem está começando no mundo do empreendedorismo é “Quanto vou pagar de impostos? ”. E como contadores, entendemos bem o motivo de tanta preocupação, seja pela complexidade das regras tributárias, seja pela alta carga tributária que temos em nosso país, a preocupação é totalmente fundada.

Para aprofundar um pouquinho mais sobre o assunto, é essencial que compreendamos o que é Regime Tributário (nossa Dica 1), pois é através da escolha deste regime que teremos um método para cálculo da nossa carga tributária.

Como um número amplo de empresas optam pelo Simples Nacional, falaremos um pouco mais sobre regime. O Simples Nacional (SN) é um regime favorecido e diferenciado para MEPs (Micro e Pequenas Empresas), cujo objetivo principal é a redução da complexidade, visto que há uma unificação dos impostos em apenas uma única guia.

O Simples Nacional está dividido em grupos de acordo com as atividades, estes grupos são popularmente chamados de Anexos, conforme abaixo:

Anexo I – Estão as atividades de Comércio

Anexo II – Estão as indústrias

Anexos III, IV e V – Estão as atividades de serviços

Apesar de possuir vários anexos, com várias alíquotas (%) diferentes, a forma de calcular e chegar no valor do imposto é basicamente a mesma, ou seja, em função dos últimos 12 meses de faturamento. Com esta informação é possível se chegar na alíquota efetiva que é aplicada sobre o faturamento atual.

Cabe destacar que os Anexos I e II (Comércio e Serviços) apresentam alíquotas menores que os Anexos de Serviços (III, IV e V), se compararmos o mesmo faturamento.

Empresas que possuem empregados, também tem uma redução na carga tributária sobre a folha de pagamento. O SN, além de possuir um favorecimento em relação a complexidade do cálculo dos impostos, há ainda outros fatores que motivam a opção, como: Preferências em licitações públicas, simplificação no atendimento das legislações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, possibilidade de adoção do regime caixa, entre outros.

Este assunto é extremamente delicado e importante para o sucesso da empresa, por isso, recomendamos profundamente o empresário seja assistido por um profissional hábil no desenvolvimento do seu Planejamento Tributário.

Nos apropriando dos dizeres das propagandas de remédio, termino nosso post sobre valor dos impostos:

 

Ao persistirem os sintomas, um contador deverá ser consultado.

 

Em caso de dúvidas, entrem em contato.

 

Fonte: CM Contabilidade


Artigos

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Deixe sua mensagem!

Entraremos em contato o mais breve possível!

Simulação

Simule seus gastos com a contabilidade de sua empresa
de acordo com o perfil adequado.

R$

Abra sua empresa!

Juntos trabalharemos pelo seu sucesso!

Migre sua empresa!

Tenha um escritório de contabilidade confiável ao seu lado!

Trabalhe Conosco

Faça parte da nossa equipe competente!

Anexar Currículo

Escolher Arquivo Nenhum arquivo selecionado

Dados Pessoais

Escolaridade

Cursos


Idiomas

Experiência Profissional

Pretensões